Empreendedor e suas Características

Compartilhe nas redes sociais

As 7 principais características do empreendedor

 

Durante muito tempo acreditava-se que empreender fosse um dom, ou seja, ou se nascia empreendedor ou não havia como desenvolver tais habilidades, porém estudiosos do comportamento humano e do empreendedorismo foram capazes de mapear alguns dos principais comportamentos empreendedores e identificaram que é possível sim desenvolver uma atitude empreendedora em pessoas comuns, e tais pensamentos foram desmistificados.

O empreendedor além de possuir diversas características indispensáveis como: “ser otimista, ter coragem para aceitar riscos e desejo de ser protagonista, deve ter um propósito bem estabelecido internamente, ou seja, o empreendedor precisa trabalhar em algo que ele realmente acredita. Pensando nisso foi que decidi separar as 7 principais habilidades comportamentais indispensáveis para um empreendedor.

empreendedor

 

Confira-as abaixo as 7 principais características do empreendedor:

 

  • A Persistência

Desenvolve a habilidade de enfrentar obstáculos para alcançar o sucesso. Desistir com facilidade não faz parte do dia a dia de nenhum empreendedor de sucesso, ele reavalia, insiste ou muda seus planos para superar objetivos, esforça-se além da média para atingi-los, pois é o empreendedor que tem perseverança para continuar que pode se destacar no mercado.

 

Quantas vezes você insistiu para agendar uma apresentação para um cliente? Quantas vezes você ficou acordado até a madrugada para terminar um trabalho e apresenta-lo a esse cliente?

 

Para saber mais e se aprofundar no tema, clique AQUI

  • Coragem para correr riscos

Arriscar faz parte do ato de empreender. Nesta situação o empreendedor assume desafios e responde por eles, ou seja, o empreendedor deve sempre avaliar alternativas para tomar decisões, buscando reduzir as chances de erro o que lhe fará aceitar desafios moderados e poderão lhe proporcionar maior chance para o sucesso.

Vale ressaltar que essa não é uma fórmula exata para o sucesso, pois mesmo seguindo alguns passos como esses se pode fracassar, uma forma de minimizar ainda mais as chances de erro, é testando as ideias discutidas por meio protótipos, ou seja, faça parcerias com clientes e ofereça uma quantidade inicial de um determinado produto por um valor médio pretendido. Isso fará com que o empreendedor possa sentir qual será a satisfação do cliente com relação aquele produto, diminuindo as chances de fracassar com o lançamento do mesmo.

 

  • Qualidade e eficiência

O empreendedor que deseja alcançar excelência em seu negócio não pode se dar ao luxo de não ter essa característica, pois é aqui que aparece a disposição de sempre fazer mais e melhor.

 

Tal habilidade pode ser observada na prática toda vez que o empreendedor busca continuamente melhorar seus produtos e processos, desenvolvendo procedimentos a fim de superar as expectativas dos clientes. O que lhe permitirá entregar produtos com alto nível de qualidade nos prazos pré estabelecidos.

 

empreendedor

  •    Comprometimento

Essa característica é indispensável para qualquer empreendedor, pois ela mede de forma intrínseca o quanto o empreendedor está disposto a se doar para fazer com que seu negócio obtenha o sucesso esperado.

Esse é o tipo de característica que envolve desde o bom relacionamento com os clientes, colaboração com os funcionários até sacrifício pessoal. Em outras palavras o comprometimento se torna visível quando o indivíduo atua junto a sua equipe afim de extrair os melhores resultados, colocando-se à frente de seu negócio, assumindo todos os riscos sobre o fracasso e o sucesso, e valorizando acima de tudo o bom relacionamento com sua rede de clientes, buscando sempre superar as expectativas de cada um.

 

Para saber mais e se aprofundar no tema, clique AQUI

  • Persuasão e rede de contatos

Todo bom empreendedor deve manter uma de rede contatos estrategicamente ativa, ou seja, possuir um bom relacionamento com pessoas chave que possam contribuir para o sucesso de seu negócio.

Tal proximidade lhe permitirá pôr em prática estratégias persuasivas, que nada mais é, do que o poder de convencimento, em outras palavras é fazer com que pessoas em potencial se afeiçoem com seus projetos, e assim conseguir apoios ou parcerias, o que aumentará a possibilidade de seus objetivos serem alcançados.

 

  • Capacidade de planejamento:

Planejar toda e qualquer ação no mundo dos negócios é de suma importância para o empreendedor que visa ter bons resultados e obter o tão sonhado sucesso de sua empresa, pois ter a visão de onde se está, para onde se quer ir e o que será preciso fazer para atingir, torna claro qual o direcionamento a empresa deve seguir.

O fato de o empreendedor possuir a capacidade de planejar suas ações pressupõe-se que sejam avaliadas as melhores alternativas para alcançar suas metas. Uma excelente ferramenta que pode ser utilizada para auxiliar o empreendedor obter êxito é o ciclo PDCA, que consiste em: planeja, fazer, checar e agir.

 

  • Autoconfiança

Essa é indiscutivelmente uma das principais características que todo empreendedor que almeja obter sucesso deve possuir, pois não se pode ter um negócio que gere resultados se o próprio dono não acreditar em seus sonhos.

Certamente nem todas as pessoas nascem com tal característica, porém o empreendedor deve desenvolver autonomia para agir e manter sempre a confiança no sucesso. A autoconfiança é algo que se pode praticar e para isso existem diversos cursos, palestras e seminários.

Um empreendedor que possui essa característica: é otimista e determinado mesmo diante da oposição, confia em suas opiniões mais do que nas dos outros, além de transmitir confiança na sua própria capacidade.

 

 

Bom, por hoje é só !!! Espero que tenha gostado desse artigo, deixe o seu like abaixo, e não se esqueça de compartilhar em suas redes! Não perca nosso próximo post. Até lá!

 

empreendedor

Leave A Response

* Denotes Required Field